PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

A arte do cuidar: Homenagem às enfermeiras e enfermeiros

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se dizer, a mais bela das artes!” -Florence Nightingale

A enfermagem é uma profissão secular, que teve como precursora a Enfermeira Florence Nightingale. Esta profissão vem evoluindo e ganhando espaço em diversas áreas. Além de atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde, tem fundamental importância no ensino e pesquisa, tendo como essência a ‘arte do cuidar’.
O cuidado não é limitado à saúde do corpo, mas estende-se ao alívio do sofrimento de um modo geral. Muitas vezes, conversar com o paciente, ou até mesmo só ouvir o que ele tem a dizer, é tão importante quanto administrar os medicamentos. Como estamos 24h acompanhando o paciente, atuamos como elo de ligação entre o paciente e demais membros da equipe multiprofissional, sendo também coparticipantes nas relações interfamiliares.
Engana-se quem pensa que a profissão requer pouco de quem a desempenha. Todas as ações da enfermagem são baseadas na ciência e na arte do cuidar, fundamentada na sistematização da assistência. Para exercer bem a sua função, esse profissional deve, antes de tudo, ser humanizado e gostar de prestar cuidado. Junto ao cuidado, a responsabilidade, a segurança e a qualidade são fundamentais para um bom atendimento. Saber se colocar no lugar do outro, ter compaixão, não permitir que o cuidado caia na rotina. Quando você encara como rotina, você perde a motivação.

Ao falar do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Enfermagem do Hospital Evangélico Goiano, é unanime dizer que o maior objetivo desta equipe é a qualidade da assistência e a segurança do paciente. Temos profissionais que amam a profissão e não se esforçam, dia-a-dia, em fazer o melhor.

A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o país no período de 12 a 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).

Este é o momento de reconhecimento e agradecimento do Hospital Evangélico Goiano e Gerencia de Enfermagem a esses profissionais que têm empenhado em cuidar dos nossos pacientes com compromisso, zelo, dedicação, Amor, responsabilidade e segurança.

Marcia Silva de Oliveira Tavares Borges – Gerente de enfermagem

Diretor técnico do HEG
Dr. Carlos Siade – CRM 9155