PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Cuidados com o recém-nascido e a importância dos protocolos de assistência – Artigo da Dra. Jessica Fanstone

Os momentos únicos e singelos da gravidez e do parto revelam a intensidade do relacionamento entre a mãe e o bebê. Esta relação precisa de atenção e cuidados especiais por parte da equipe de assistência em saúde do profissional de Medicina que acompanha mãe e filho no período gestacional. Após o nascimento da criança, também é preciso adotar uma série de medidas para protege-las e garantir a saúde de ambas.

Ao nascer, o recém-nascido recebe nos membros superior e inferior uma pulseira ‘trigeminada’, contendo o nome e data de nascimento da mãe. Esta é uma forma de assegurar a identificação segura do bebê, conforme determinam as diretrizes internacionais de Saúde. Como instituição acreditada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, o Hospital Evangélico Goiano já mantém medidas de segurança na identificação de todos os seus pacientes.

Durante todo o processo de internação, um momento delicado para a mamãe e o bebê, o recém-nascido é avaliado através de um score (nível) de risco, que analisa sinais vitais e identifica problemas de saúde que exigem tratamento imediato. É através desse score que podemos detectar precocemente os recém-nascidos que necessitam de UTI.

O Hospital Evangélico Goiano, acreditado pela Organização de Acreditação, visando a segurança do paciente, conta com equipe que recebe treinamentos seriados em assistência ao binômio ‘mãe e filho’, com protocolos de condutas e check lists de atendimento, desde nascimento até a alta, que deverá ser dada com 48 horas de vida do bebê.

Dra. Jessica F. Pina Silva é médica pediatra no Hospital Evangélico Goiano