PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Entenda o papel da Comissão de Revisão de Óbito no Hospital Evangélico Goiano

As comissões hospitalares existem para servir de ferramentas de gestão e para a produção e análise dos indicadores da instituição. Em primeiro lugar, contribuem para o controle da qualidade dentro dos hospitais.

No Hospital Evangélico Goiano, a Comissão de Revisão de Óbitos foi instituída em 2012 e sua manutenção tem o objetivo de atender a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 2.171, de 30 de outubro de 2017, que tornou obrigatória a existência dessas comissões em todas as instituições hospitalares do país.

No HEG, instituir a Comissão de Revisão Óbitos foi um passo para um serviço que já era muito bem executado pela equipe médica antes de 2012. O Hospital Evangélico Goiano sempre entendeu que o momento da morte é de luto para as famílias e orientou seus profissionais a atuarem sempre com ética, discrição e sensibilidade ao confirmar um óbito.

Os profissionais que atuam na comissão – Médicos, enfermeiras e uma farmacêutica clínica atuam na Comissão de Revisão de Óbitos – passam por um processo de treinamento, que inclui o aprimoramento do conhecimento sobre os avanços tecnológicos que podem ser usados no setor.

Cem por cento dos óbitos que ocorrem no hospital passam pela avaliação da equipe da comissão, que mantém uma relação estreita com a Comissão Gestora de Qualidade e Segurança e a Comissão de Ética Médica. Neste processo, a direção técnica do hospital tem um papel fundamental.

A partir da análise dos prontuários, informações são levantadas e é iniciada uma ampla discussão sobre os óbitos ocorridos na instituição, em reuniões mensais. Estes encontros são fundamentais para que os gestores dos diversos setores estejam cada vez mais preparados para a tomada de decisões.

Tiago Vieira – Presidente da Comissão de Revisão de Óbitos
Josenei Skorek – Enfermeira coordenadora da comissão