PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Entrevista – Rafaella Alves, farmacêutica do HEG: “a farmácia garante o uso seguro e racional dos medicamentos”

Rafaella Alves é farmacêutica no Hospital Evangélico Goiano. Em entrevista ao Portal HEG, ela mostra os avanços no setor e as medidas de segurança que estão sendo tomadas para que o fornecimento de medicamentos na instituição seja cada vez mais seguro e eficiente. “Além de termos a presença do farmacêutico realizando a atenção farmacêutica e contribuindo na segurança dos pacientes, a farmácia participa efetivamente da equipe multidisciplinar”, destacou.

IMG-20180228-WA0007

Qual é o seu nome? Em que área atua no HEG?

Meu nome é Rafaella Alves Souza Araújo, sou farmacêutica no Hospital Evangélico Goiano.

Quais são as características da Farmácia do HEG e com que tipo de medicamentos a instituição trabalha?

A cadeia medicamentosa da farmácia do Hospital Evangélico Goiano trabalha com o processo de seleção de medicamentos, programação das necessidades, aquisição, armazenamento adequado, distribuição e gerenciamento das informações. Existe uma comissão de padronização de medicamentos vigente na instituição que é responsável por inserir ou excluir os medicamentos e materiais da padronização do hospital (processo de seleção). Existe uma gerência de compras que trabalha em conjunto com a farmacêutica de produção. Através das solicitações via sistema programadas e ou protocolo de compras das necessidades diárias, são adquiridos medicamentos conforme os controles instituídos pela farmácia e setor de compras (processo de programação). É realizada a aquisição destes produtos pela farmacêutica de produção responsável, que realiza as compras conforme o cronograma instituído com a gerência de compras e superintendência hospitalar ou conforme a necessidade peculiar da instituição. O armazenamento é um fator preponderante na farmácia e segue os controles instituídos em procedimentos operacionais padrão dentro do preconizado pelas responsáveis da farmácia. Quanto à distribuição, a farmácia do Hospital Evangélico trabalha com o sistema de dispensação individualizada. Para o gerenciamento de informações, a farmácia clinica possui uma comissão de farmacovigilância, com uma equipe que verifica todos os problemas que envolvem os medicamentos e ineficácia de alguns desses produtos.

IMG_20180226_182952049_BURST000_COVER

Qual é o perfil dos pacientes atendidos?

A farmácia do hospital atende a todos os tipos de demanda, em especial na área de alta complexidade. Também são atendidos pacientes cirúrgicos. Idosos têm um atendimento específico.

Qual é a importância da farmácia do HEG?

A farmácia é um setor de extrema importância no âmbito hospitalar, pois é responsável por garantir o uso seguro e racional dos medicamentos. Além de termos a presença do farmacêutico realizando a atenção farmacêutica e contribuindo na segurança dos pacientes, a farmácia participa efetivamente da equipe multidisciplinar.

Qual é o diferencial da Farmácia do HEG?

As características que diferenciam nossa farmácia com relação a outros hospitais está principalmente no fato de que o HEG é uma instituição acreditada nacionalmente pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) e, com isso, há o crescimento de funções adjacentes da farmácia para a melhoria do atendimento ao paciente – farmácia clínica.

Que mudanças recentes foram realizadas na farmácia para um melhor atendimento?

Foi instituída há um ano a farmácia clínica, que se destaca por realizar funções que vão desde o conhecimento de toda a vida medicamentosa do paciente, para realização da reconciliação medicamentosa, até a avaliação da prescrição deste paciente. Estes procedimentos são importantes para minimizar os erros, interações e ineficácias terapêuticas durante o tratamento medicamentoso.

Qual é o perfil dos profissionais que atuam na Farmácia?

A equipe de profissionais que compõe a farmácia é formada por auxiliares de farmácia, sendo a maioria estudantes de farmácia e ou enfermagem, todos com capacidade e experiência para exercer tal função.

IMG_20180226_182925455_BURST000_COVER

Estão previstos novos projetos para a farmácia do HEG?

Não temos nenhuma mudança prevista, mas sim melhorias constantes e crescimento nos processos já implantados para o nosso foco, que é sempre o paciente.

Como são os procedimentos para que a dispensação dos medicamentos na farmácia seja segura?

Na farmácia trabalhamos com controles preconizados desde a aquisição até a dispensação dos medicamentos e materiais e esses controles têm sido os reflexos para a segurança ao paciente interno na instituição, como por exemplo: controle de medicamentos de alto risco; controle do uso dos medicamentos habituais trazidos pelo paciente para a internação; controle dos eventos adversos; controle das entradas, saídas, armazenamento; controle na avaliação das prescrições; controle na identificação segura dos pacientes; controle dos antibióticos em junção com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar); controle na rastreabilidade dos medicamentos. Esses e outros aspectos são fundamentais para a segurança e êxito nos trabalhos realizados em prol do paciente no hospital.