A segurança do paciente é o principal objetivo do Hospital Evangélico Goiano e o departamento de Engenharia de Manutenção do HEG é responsável pelo controle e avaliação dos riscos nos diversos ambientes hospitalares.
Todos os aspectos são avaliados, tanto na estrutura física quanto no uso das tecnologias dos equipamentos ‘Eletromédicos’, que são aqueles utilizados para o diagnóstico e tratamento dos pacientes hospitalizados ou que estão em regime ambulatorial.
Existe uma rotina no ambiente hospitalar chamada ‘tecnovigilância’, que tem como papel o controle dos fatores que possam causar danos ao paciente durante a internação ou que exerçam interferência após a alta hospitalar.
Através desta vigilância constante, é possível identificar falhas, que são reportadas a um sistema do Ministério da Saúde chamado NOTIVISA. E esse é um dos papéis do serviço de Engenharia de Manutenção, ou Engenharia Clínica.
A Engenharia Clínica é um serviço que desempenha as atividades de instalação e calibração dos equipamentos, manutenção dessas tecnologias e oferecimento de condições viáveis de funcionamento de todos os equipamentos médico-hospitalares.
O Hospital Evangélico Goiano trabalha na identificação, avaliação e resolução de problemas decorrentes da utilização dos equipamentos, prezando pela correta execução do cronograma de manutenção preventiva e calibração e a manutenção corretiva, que busca reparar problemas imediatos sempre que for necessário.
A equipe de Engenharia de Manutenção do HEG é coordenada pelo engenheiro mecânico Marcus Vinicius Soares