PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Ernei de Oliveira Pina, diretor-executivo do HEG: ‘nosso maior legado é oferecer qualidade, com segurança e conforto espiritual’

O médico Dr. Ernei de Oliveira Pina, diretor-executivo do Hospital Evangélico Goiano, fala sobre as conquistas da instituição, como a obtenção do Selo ONA II e sobre os avanços na gestão do HEG.

HEG – Qual pode ser considerada a principal conquista recente do HEG?

Dr. Ernei de Oliveira Pina – Seguramente, a principal conquista recente do HEG foi o ranqueamento na Organização Nacional de Acreditação – ONA, com o título de ONA II ou ONA Plena. Isso significa que o hospital está acreditado. Estamos felizes, porque nós somos o único hospital privado acreditado no interior de Goiás, juntamente com outras duas instituições hospitalares da Capital Goiana. O HEG também teve diversas outras conquistas nos últimos anos. A instituição passou por um processo de reconstrução, adquiriu o melhor e mais moderno equipamento de hemodinâmica que existe para a realização de procedimentos cardiológicos, vasculares e neurológicos. De todas as vitórias, porém, reafirmo que a conquista do selo de acreditação ONA II é a mais importante.

HEG – Que mudanças na gestão do HEG estão sendo feitas para melhorar o atendimento?

EOP – A melhoria do atendimento é uma busca permanente no Hospital Evangélico Goiano. Estamos sempre capacitando e treinando nosso pessoal e promovendo a melhoria do atendimento a todos os que passam diariamente pelo HEG. Precisamos relembrar as mudanças que o Selo ONA II trouxe à rotina hospitalar. São mudanças significativas em todos os nossos processos. Queremos que a comunidade reconheça em nós a excelência na gestão hospitalar.

HEG – Como essas mudanças contribuem para a melhoria do atendimento ao paciente?

EOP – A melhoria do atendimento ao paciente passa por um processo. A acreditação nada mais é do que a somatória de muitos processos e de muitos protocolos. A qualidade do atendimento, por exemplo, passa pelo protocolo em que o paciente, ao chegar no HEG, é encaminhado e orientado em diversas etapas que seguem critérios e parâmetros internacionais. Qualidade e segurança são as palavras-chave dentro do HEG, que fazem parte da nossa busca constante por oferecer um serviço médico que nossos pacientes merecem. Quero aqui citar como exemplo o protocolo de dor torácica, voltado aos pacientes que chegam ao pronto-socorro com dores no peito. Todos os que chegam ao hospital nestas condições passam pelo mesmo protocolo. Isso aumenta as chances de sucesso nas abordagens em casos de infarto e em diversas outras complicações. Estamos fazendo nossa parte para aumentar a segurança em todos os procedimentos.

HEG – Para a conquista do selo ONA II que mudanças foram implementadas?

EOP – Várias mudanças foram feitas, de uma ponta a outra do hospital. A primeira grande mudança que se faz é a mudança na cultura institucional. Todas as pessoas precisam estar ligadas no pensamento de que agora elas vão trabalhar em um ambiente diferente, em uma atmosfera onde a segurança passa a ser observada e todos os processos e procedimentos são rigorosamente anotados. Não basta dizer que o paciente está melhor. É preciso apresentar indicadores que garantam com segurança, primeiro, por que aquele paciente melhorou e, segundo, quais são os dados existentes. Criamos uma cultura nova no ambiente hospitalar e as mudanças foram obrigatórias. Passamos a ter maior controle sobre a manutenção dos equipamentos e até na compra de produtos. O controle nutricional está mais rigoroso e todos os materiais são rastreados. Para se ter uma ideia, compramos apenas de fontes seguras, para termos segurança daquilo que estamos comprando.

HEG – Como avalia a aceitação e o engajamento dos colaboradores do HEG nesse processo de mudanças? Eles estão motivados?

EOP – Uma surpresa durante o processo de acreditação foi a constatação de como os colaboradores aderiram ao processo. Eles não demoraram a perceber que o que eles estavam fazendo poderia ser diferente. Nós nos orgulhamos do time do HEG, que abraçou o sonho de conquistarmos a acreditação ONA II e deu uma resposta altamente positiva à diretoria do hospital. Mas o que precisamos destacar nesse processo é que os colaboradores demonstraram um comprometimento com o interesse público. A comunidade agradece este empenho. Hoje, todos os processos são desempenhados de maneira eficiente, com a motivação de toda a equipe. Acreditamos naquilo que fazemos. Podemos olhar para trás e perceber o quanto melhoramos.

HEG – Qual é a próxima grande mudança a ser feita no HEG para melhorar ainda mais o atendimento?

EOP – A próxima grande mudança é nos tornarmos cada dia mais próximos de tudo de novo que venha em benefício do paciente. É isso que estamos buscando: a modernização, através de todas as tecnologias oferecidas. A começar pela tecnologia da informação, passando pela modernidade no atendimento. Os protocolos online são um avanço para Anápolis e região. Hoje, o que se pratica no HEG é o mesmo do que se pratica nos melhores hospitais do Brasil, por meio de um link que conecta esses serviços. Essa é a grande conquista, essa é a grande mudança que ainda estamos buscando.

HEG – O HEG acaba de completar 91 anos. De que forma as ações empreendidas pelo fundador, dr. James Fanstone, ainda interferem na rotina do hospital? Que legado ele deixou?

EOP – Esses 91 anos marcaram a vida de milhares de pessoas. Cada ano em que o hospital comemora mais um aniversário é um momento de reflexão. Nós sempre temos a lembrança do legado deixado pelo Dr. James Fanstone. Quando ele chegou ao Brasil para fundar o Hospital Evangélico Goiano, implantou a qualidade. Ele trouxe o que de melhor havia no Canadá e na Europa. Esse hospital, antes mesmo de Goiânia e Brasília existirem, já era uma referência para o Centro-Oeste brasileiro. Hoje, nós somos fieis a isso. Queremos manter o legado que ele deixou, que é o compromisso com a qualidade, com a inovação e com a modernidade. Passados 91 anos, a chama se mantém viva, sempre em busca de melhorias, mais qualidade e compromisso com a verdade.

HEG – Nesta nova etapa de desenvolvimento do HEG, valores como família, confessionalidade e ética serão preservados?

Sim. O Hospital Evangélico sempre foi, é e será conduzido dentro de valores como a família. Não abrimos mão de colocarmos a família como maior de todos os legados que nós temos. É um dos maiores valores que carregamos. De igual forma, a confessionalidade é o nosso lema, desde o dia em que abrimos as portas, há 91 anos. O Hospital Evangélico é uma instituição confessional, que reconhece a bíblia como nossa regra de fé e de prática. É um hospital cristão. Dependemos da vontade de Deus nas nossas vidas. E esses valores serão sempre preservados como legado. O ser humano é um ser integral. Mesmo em um corpo doente, sofrido e com dores, existe um valor maior que é a sua alma. E a família é seguramente o maior valor da sociedade. Ela está em primeiro lugar. Família e ética caminham juntas e procuramos seguir estes princípios e valores cristãos que formam a base do Hospital Evangélico Goiano.

HEG – Pelo HEG passam milhares de pessoas mensalmente. Como vocês buscam levar esperança para essas pessoas?

EOP – O HEG, como eu já disse, é um hospital que acredita na integralidade do ser humano. Somos todos corpo e alma. As pessoas, mesmo doentes, mesmo carentes de atendimento, têm uma alma, têm um espírito e precisam ser vistas sob essa perspectiva. Por isso, mantemos no hospital um serviço de capelania e assistência espiritual. É um trabalho voltado para aqueles que buscam esperança, conhecimento e alento para suas almas muitas vezes cansada. Damos total apoio a essas pessoas. Na cabeceira de cada leito, depositamos um exemplar da bíblia sagrada, que é fonte de esperança. Temos a certeza e a garantia de que quem passa pelo hospital pode sempre ter uma palavra de conforto.

HEG – Resuma em uma frase o principal legado do HEG

EOP – O nosso maior legado é oferecer às pessoas que nos procuram atendimento de qualidade, com segurança e conforto espiritual.