PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Gestão eficiente de oxigênio, energia e água coloca HEG na vanguarda da proteção ao meio ambiente

Mudanças nos processos do Hospital Evangélico Goiano têm levado a uma gestão mais eficiente do oxigênio, energia elétrica e água, promovendo, além da economia, ações para a proteção do meio ambiente. Em todo o ambiente hospitalar, a equipe é incentivada a fazer parte deste grande projeto.

Uma das mudanças foi a troca do oxigênio líquido – antes era utilizado o de cilindro. E para dar eficiência ao uso desse produto, todos os prontuários de pacientes passara a ser analisados, de maneira a garantir que seja fornecido apenas o necessário a cada paciente. O responsável pela Engenharia de Manutenção do HEG, o engenheiro Marcus Vinicius Soares, garante que os pacientes não foram prejudicados pela medida.

“O paciente não sofreu em momento algum. A gestão eficiente do oxigênio garantiu uma economia de aproximadamente 20 metros cúbicos no consumo mensal, aproximadamente R$ 10 mil de economia – o consumo caiu de 250 para 230 m3. É um recurso que está sendo reinvestido em melhorias de infraestrutura no HEG. Todos saem ganhando: paciente, hospital e meio ambiente”, assegurou o engenheiro Marcus Vinicius.

IMG_20180801_112737514_BURST002

Outro grande avanço e que tem transformado o HEG em modelo de eficiência energética foi a redução em 45% do consumo de eletricidade. Para garantir o sucesso dessa gestão, a instituição passou a utilizar um gerador nos horários de pico, o que diminuiu o consumo e gerou economia. Para evitar o desperdício, as lâmpadas de bulbo foram trocadas pelas lâmpadas incandescentes comuns – somente esta medida fez o consumo diminuir em torno de 30%.

Esta última ação se tornou possível graças a um projeto enviado pelo Hospital Evangélico Goiano à concessionária de energia ENEL, que forneceu a mão de obra e as lâmpadas para o HEG. Outras mudanças feitas na instituição incluíram a instalação de acendedores automáticos de lâmpadas. Juntas, todas as ações garantiram reduzir o consumo de energia elétrica de 133 Kw/h para aproximadamente 84 Kw/h – a economia na conta de energia foi de aproximadamente R$ 30 mil mensais.

“Ninguém foi afetado negativamente pelas mudanças. Muito pelo contrário: em todo o hospital, é visível a motivação dos colaboradores em ajudar a promover ações voltadas ao meio ambiente. Estamos fazendo nossa parte para garantir que gerações futuras tenham mais qualidade de vida”, declarou ainda o responsável pela Engenharia de Manutenção do HEG, o engenheiro Marcus Vinicius Soares.

Outras mudanças incluíram a alteração do uso de aparelhos de ar condicionado e o destino correto de lâmpadas, baterias e itens recicláveis. Esta última ação tem a parceria do projeto Comeia.

O consumo consciente de água também é um dos focos do Hospital Evangélico. A água que abastece o HEG passou a ser aquecida com energia elétrica, ao invés de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP. E diversas placas informativas são afixadas em locais estratégicos para conscientizar pacientes, visitantes e colaboradores da instituição.

Diretor técnico do HEG
Dr. Carlos Siade – CRM 9155