PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Glaucy Lopes deixará saudades no HEG após mais de 30 anos de atuação na instituição

Desde que foi admitida no Hospital Evangélico Goiano, no início da década de 1990, a enfermeira Glaucy Lopes Sakai Passos conquistou a admiração de diretores, colaboradores, pacientes e visitantes da instituição. Segura, profissional e competente, ela deixou a instituição no último mês para usufruir da sua justa aposentadoria, mas deixará saudades nos corações de todos os que de certa forma foram tocados pelo seu trabalho.

WhatsApp Image 2019-06-23 at 18.33.44

Antes mesmo de ser admitida como colaboradora do HEG, ela assumiu, em 1984, a coordenação de estágios na Unidade de Terapia Intensiva do hospital, por meio de uma parceria com a Escola de Enfermagem Florence Nightingale. Foi aí que, pelo seu trabalho de excelência, ela se tornou chefe de Enfermagem da UTI, por volta de 1990. Em pouco tempo, conquistou o cargo de chefe geral de enfermagem da instituição.

No início dos anos 2000, um novo desafio surgiu para Glaucy Lopes Sakai Passos. A enfermeira assumiu a coordenação pedagógica da Escola de Enfermagem Florence Nightingale, onde ficou por volta de 10 anos à frente deste trabalho. Depois deste desafio, retornou para o HEG, assumindo a gerência de qualidade da instituição.

Legados

No setor de qualidade, Glaucy apoiou o trabalho de aprimoramento de todos os processos hospitalares, desde a entrada do paciente até a alta hospitalar. Sob seu comando, o setor de qualidade foi essencial no processo para que o Hospital Evangélico Goiano obtivesse o Selo Platina da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás; e os Selos ONA I e II da Organização Nacional de Acreditação.

Ciente da importância do seu trabalho no HEG, a gerente de qualidade demonstra seu desejo de que as transformações pelas quais a instituição passou nos últimos anos sejam a base para o trabalho que será desempenhado nos próximos anos: “Eu espero que meus legados permaneçam. Primeiro, a responsabilidade. Mais do que o exercício da função, prezo pela visão de que temos que servir com altruísmo, fazendo além. Para mim, as profissões da área da saúde estão ligadas a um ministério, um olhar diferente para o ser humano, um comprometimento e empatia com o ser humano”.

“Valorizo esse cuidado humanizado, a preocupação com o bem-estar do outro, agregando valores familiares, agregando qualidade em tudo o que se faz, responsabilidade e organização. É preciso sempre ir além. A humanização e a busca de fazer sempre o melhor é alguma coisa que eu gostaria de deixar”, ressalta a enfermeira Glaucy Sakai.

ONA

As conquistas dos selos ONA I e II ainda estão vivas na memória de Glaucy. Para alcança-los, foi necessário aprimorar no hospital as atividades relacionadas à segurança, comunicação entre os processos, controle de qualidade e identificação segura dos pacientes. Para ela, é importante que as mudanças sejam contínuas.

“Como todo processo, ele só vai estar vivo se tiver continuidade. A metodologia da ONA não é uma metodologia estática, é uma metodologia contínua. Ela tem que sempre continuar a acontecer. Eu acredito que o HEG tem essa visão, tem essa capacitação e essa capacidade para isso. Os profissionais estão envolvidos. A metodologia ONA remete a melhorias contínuas de toda a equipe e instituição”, ressalta. “Acredito que essa conquista da ONA foi uma vitória muito importante para o Hospital Evangélico, no município e no Estado também”, continua Glaucy Lopes.

Trabalho e vida pessoal

Há mais de 30 anos, a rotina de Glaucy Lopes Sakai está ligada ao Hospital Evangélico Goiano. Mais do que uma segunda casa, o HEG é parte integrante da sua família e da sua rotina pessoal. “É difícil separar o hospital evangélico da minha vida, porque eu devo ter vivido mais horas dentro do hospital. É quase como a minha casa”, declara. “O HEG me ensinou a lutar, a vencer desafios, a olhar para frente, saber que, mesmo quando está difícil, a gente consegue atingir objetivos”, continua.

Agradecimentos

Ela se lembra com carinho de todos os que fazem parte da família HEG, mas em especial destaca o papel desempenhado pelo diretor executivo, o médico Ernei de Oliveira Pina: “É uma pessoa que eu admiro, por quem eu tenho muita gratidão, é uma pessoa que sempre me estimulou e me deu muita motivação para continuar”.

Valores e histórias

Glaucy destaca ainda que a confessionalidade cristã do Hospital Evangélico Goiano está na essência da construção de valores da instituição. Amor, compaixão, fidelidade, responsabilidade, compromissos, amor ao próximo e perdão estão entre os princípios defendidos dentro do HEG. “A fé se renova e revive dentro de nós. Acredito que o amor que foi implantado por Cristo e a proposta cristã estão entranhados no trabalho da enfermagem e demais atividades do HEG, de uma maneira muito profunda”, reconhece.

Ao longo dos anos nos quais passou no Hospital Evangélico Goiano, Glaucy Lopes Sakai presenciou histórias diversas – foram muitas alegrias, tristezas, lutas e vitórias. No trabalho que realizou como enfermeira, participou de momentos marcantes, como nascimentos, mas também participou das lutas de pacientes que lutaram pela vida. “Os momentos que mais me marcaram foram de apoio a familiares com crianças internadas ou com necessidades de tratamento”, pontua.

Ela reconhece que sentirá saudades da instituição: “Eu gostaria de estar presente nas vitórias, porque todas as vitórias do HEG serão vitórias minhas. O meu desejo é que o HEG se transforme, cada vez mais, em uma referência e que ele atinja os sonhos daqueles que estão à frente do hospital. Que Deus abra caminhos e abra possibilidades”.

Glaucy foi gerente de enfermagem do HEG por mais de 10 anos, atuou como supervisora de estágios e vice-diretora da Escola de Enfermagem Florence Nightingale e coordenou o curso de enfermagem da UniEVANGÉLICA. Como gerente de qualidade do HEG, participou como líder das conquistas de todos os selos de qualidade do hospital. Seu trabalho foi crucial para a construção de instrumentos de trabalho, prontuários, controles e sistemas de organização na instituição.

Galeria de fotos