PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Hospital Evangélico realiza cirurgia inédita em Anápolis

O dia 04 de junho de 2019 ficou marcado para a equipe médica do Hospital Evangélico Goiano (HEG), que realizou pela primeira vez em Anápolis uma cirurgia ortopédica de reparo na cartilagem de um joelho usando uma membrana de origem equina.

O paciente, um jovem de 24 horas, sofreu uma grave lesão enquanto jogava futebol e recebeu no procedimento cirúrgico a membrana de origem animal. “O paciente se machucou e ficou com um buraco na cartilagem. Foi realizada uma retirada de células sanguíneas da medula óssea do ilíaco da bacia. Esse processo fez com que se formasse um coágulo de fibrina, que foi colocado no local da lesão e, posteriormente, a membrana de origem equina foi inserida, funcionando como um arcabouço. Esta técnica cirúrgica é de origem italiana. Também é possível utilizar uma membrana de origem suína, produzida na Suíça”, explicou o ortopedista Gleber Fernandes de Oliveira.

De acordo com o especialista, apesar de se tratar de uma técnica totalmente nova, o rapaz está tendo uma recuperação excelente e em pouco tempo poderá se dedicar novamente aos esportes.

“Anápolis só tem a ganhar, pois está saindo na frente. Esse paciente poderia desenvolver artrose precoce sem um tratamento adequado e agora os riscos diminuíram consideravelmente. É um procedimento inovador, ainda faltam estudos aprofundados, mas que está sendo muito usada e apresentando resultados positivos”, disse.

Ainda de acordo com Gleber Fernandes, o procedimento cirúrgico também pode ser realizado em lesões tendinosas ou em outras áreas que envolvem a cartilagem, como o quadril e os ombros. Para ele, toda essa inovação foi possível graças ao suporte oferecido pelo HEG.

“Contamos com uma estrutura muito boa. O Hospital Evangélico está na vanguarda e tem todas as ferramentas para oferecer à população cirurgias diferenciadas e de qualidade como esta”, referenda o médico ortopedista Gleber Fernandes de Oliveira.