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Notícias

Melhorias no pronto-socorro do Hospital Evangélico garantem rapidez e eficiência no atendimento

Pensando na qualidade do atendimento aos pacientes, a direção do Hospital Evangélico Goiano promoveu uma restruturação completa do pronto-socorro (PS), o que ofereceu mais agilidade no atendimento e deu mais eficiência a todos os processos dentro do PS.

Desde a entrada dos pacientes até sua alta ou internação, toda a dinâmica de atendimento no PS oferece segurança a quem necessita de atenção em urgência e emergência. Pacientes clínicos e ortopédicos, que antes eram atendidos em conjunto, agora são encaminhados para dois prontos-socorros diferentes.

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Na nova estrutura disponível, o paciente é supervisionado em todo o tempo, com a verificação dos sinais vitais de duas em duas horas, o que já é uma prática no HEG para detectar a gravidade de cada caso. E para os casos mais graves, estão disponíveis sete boxes de acolhimento, sendo dois com suporte de UTI.

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Com esse suporte, o paciente é atendido imediatamente sem que precise ser deslocado para a Unidade de Terapia Intensiva, diminuindo o tempo para a realização de procedimentos como desfibrilação, ventilação e intubação.

O Hospital Evangélico Goiano segue protocolos rígidos de atendimento e a cada dia amplia e melhora o seu pronto-socorro. Com a aquisição de novos aparelhos e a adoção de protocolos de dor torácica, no PS já é possível implantar marcapassos em pacientes cardíacos.

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E para classificar os pacientes e garantir fluidez no atendimento, os pacientes recebem pulseiras nas cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul – em ordem decrescente de gravidade do quadro.

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Protocolos

No pronto-socorro, os protocolos gerenciais garantem segurança e qualidade ao paciente. A equipe está preparada para identificar sinais de alerta para dor torácica, sepse (infecção grave) e acidente vascular encefálico (AVE).

Os protocolos também garantem uma assistência adequada a idosos (protocolo de queda) e ainda efetivam uma política de identificação para todos os pacientes que chegam ao PS.

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Equipe

Toda a equipe do pronto-socorro passa por reciclagem constante e realiza cursos de aprimoramento. Para melhorar o atendimento, pesquisas são realizadas no PS com o objetivo de levantar indicadores de qualidade que serão utilizados posteriormente pela equipe.

A rapidez para atender a todos os pacientes tem sido uma preocupação constante. Casos menos graves passaram a ser atendidos em um anexo do pronto-socorro, na Policlínica do Hospital Evangélico Goiano. Esta medida fez com que o tempo de espera e atendimento diminuísse.

Em no máximo quatro horas, o paciente já sabe se precisará ficar internado ou se receberá alta. A direção do HEG trabalha para que estes indicadores melhorem ainda mais e para continuar oferecendo um serviço de urgência e emergência de excelência.

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Responsáveis pelo pronto-socorro

Médico cardiologista Dr. Marco Aurélio Santos Cordeiro – responsável pelo pronto-socorro do HEG

Kátia Cirene Gonçalves Montalvão Lacerda – coordenadora de enfermagem da emergência do HEG