PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Protocolo de cirurgia segura do HEG é referência para hospitais de Anápolis e região

Realizar uma cirurgia é um processo que muitas vezes gera medo em quem passa pelo procedimento. Sentir seguro antes da intervenção cirúrgica passa a ser um componente importante para que todo o processo corra da melhor maneira possível. O Hospital Evangélico Goiano capacita sua equipe de cirurgiões e profissionais de saúde para levar tranquilidade aos pacientes que precisam passar por uma operação.

Para reduzir os riscos, foi implantado no HEG um check list de cirurgia segura, conforme explicou a enfermeira Maryenne Cristine Gama Junqueira, coordenadora do Centro Cirúrgico. “Implantamos protocolos relacionados aos riscos do paciente cirúrgico, capacitamos toda equipe envolvida no processo e mudamos nossa rotina diária para aprimoras todos os procedimentos cirúrgicos”, explicou.

A equipe responsável pelo Centro Cirúrgico do Hospital Evangélico Goiano conta com um cirurgião apoiador, um anestesiologista e uma enfermeira coordenadora. Mais de 50 cirurgiões atuam no local em diferentes especialidades. “Para diminuirmos ainda mais os riscos, seguimos o protocolo de Antibioticoprofilaxia, que abrange cirurgias de médio e grande porte. Fazemos um rastreamento do instrumental usado e fiscalizamos a higienização do médico antes de cada procedimento cirúrgico”, ressaltou a enfermeira Maryenne.

Procedimentos essenciais para uma cirurgia segura são utilizados antes de cada procedimento: agendamento correto, termos de consentimento devidamente preenchidos e assinados pelo cirurgião e pelo paciente, reserva de hemocomponente (componente do sangue) conforme protocolo; jejum estabelecido conforme protocolo; dupla checagem do paciente em três fases; conferência de exames; avaliação pré-anestésica; demarcação da lateralidade da área cirúrgica; realização das três fazes do checklist de cirurgia segura.

O time do Centro Cirúrgico é composto por mais de 33 profissionais de Enfermagem, oito anestesiologistas, residentes de Anestesiologia, cirurgiões, equipe de higienização e radiologia. Cardiologistas, neurocirurgiões, oncologistas, ortopedistas, urologistas, vasculares, otorrinolaringologistas, especialistas em cabeça e pescoço e demais profissionais compõem o quadro de cirurgiões.

“Não descansamos mais na busca por segurança e qualidade. Somos o único centro cirúrgico em Anápolis a trabalhar com protocolo de cirurgia segura, com uma equipe treinada e fortemente capacitada para garantir a segurança do paciente”, ressalta a enfermeira Maryenne Cristine Gama Junqueira, coordenadora do Centro Cirúrgico.

Ela ainda comentou sobre a recente conquista do selo da Organização de Nacional de Acreditação Hospitalar – ONA pelo HEG: “desde a obtenção do selo temos mais confiança e assertividade no trabalho que executamos. Nossa única e maior preocupação é que o nosso cliente seja cercado de segurança a cada passo dê dentro da instituição”.