PRAÇA JAMES FANSTONE N° 60 - CENTRO
ANÁPOLIS-GO - CEP: 75.020-390 E-MAIL: contato@heg.com.br
Diretor téc HEG: Dr. Carlos Siade RQE 4262 - Cirurgia Vascular/Angiologia - CRM 9155
TELEFONES: (62) 3099-9000 / (62) 3099-9010

Acesse o Webmail

Notícias

Qualidade e segurança: Hospital Evangélico Goiano está próximo da Acreditação Plena – ONA 2

O Hospital Evangélico Goiano, que já é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação Hospitalar – ONA através da Instituição Acreditadora IQG, busca agora melhorar a interação entre os seus processos para oferecer aos clientes uma melhor qualidade de atendimento. Um dos objetivos é a obtenção do selo de Acreditação Plena – ONA 2.

A gerente de qualidade do HEG, a enfermeira Glaucy Lopes Sakai Passos, explicou a relevância das mudanças impulsionadas pela metodologia ONA e incentiva as instituiçōes de saúde a buscarem o processo de Acreditação.

“O processo de acreditação é uma iniciativa das próprias instituições de saúde e gera uma mobilização e aprendizados e proporciona uma mudança da cultura de segurança hospitalar, pontuou a profissional.

“Após o recebimento do Selo de Acreditação, a instituição recebe no mínimo duas visitas de manutenção, obtendo orientações de melhorias aos seus processos. Todos os critérios são baseados nas boas práticas e nas normas e padrões pré-estabelecidos internacionalmente”, elucidou ainda a gerente de qualidade, Glaucy Passos.

Melhorias

“A Acreditação não é uma forma de fiscalização, mas de verificação de qualidade. É uma ferramenta de gestão, pois oferece recomendações para que os processos de gestão melhorem. Isso tem se tornado uma realidade no HEG e os processos têm melhorado cotidianamente.

“Em 2016, o Hospital Evangélico Goiano recebeu seu primeiro selo de Acreditação ONA, porque atingiu requisitos de estrutura e segurança”, acrescentou a enfermeira Glaucy Sakai.

Para obter a acreditação, o HEG investiu recursos em pessoal, estrutura, protocolos de segurança e promoveu a integração entre seus processos. No final de 2017, uma equipe da Organização Nacional de Acreditação Hospitalar fez a primeira visita para avaliar se a instituição atendia aos critérios e se poderia obter um “upgrade” – obtenção do selo ONA 2. Neste ” tracer” (marcador), foram identificados processos em vários níveis de maturidade e foram propostas melhorias que já estão sendo construídas.

A direção do hospital, os gerentes. os gestores e todos os colaboradores desempenham papel fundamental neste processo e continuarão atuando para garantir mais esta vitória ao HEG. Todos ganham, especialmente os clientes e a região.

É uma mudança de cultura em que “todos estão muito envolvidos”, conforme destacou Glaucy Lopes Sakai Passos, gerente de qualidade do Hospital Evangélico Goiano.