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“Tenho orgulho de dizer que esse foi meu primeiro emprego” – Entrevista com Rosimar Lemos

Rosimar Lemos trabalha em um setor rodeado de pastas e documentos, essencial para a transparência do Hospital Evangélico Goiano. No Serviço de Arquivo Médico e Estatística do HEG, ela atua para que os pacientes tenham acesso aos prontuários médicos.  “Foi aqui que pude me tornar uma profissional responsável e eficiente, sempre pensando em ajudar ao próximo”, destacou.

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HEG – Qual é o seu nome e em que setor você trabalha?

Rosimar Lemos Rodrigues Martins – Meu nome e Rosimar Lemos Rodrigues Martins. Trabalho no setor SAME – Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Hospital Evangélico Goiano. Atuo como gestora do setor.

HEG – Qual é a importância do setor de contas médicas para o Hospital Evangélico Goiano?

RLRM – Posso afirmar que o Setor de Arquivo é imprescindível para a empresa. Nosso setor é responsável pela organização, armazenamento e guarda de prontuários dos pacientes, permitindo a sua rastreabilidade sempre que for necessário, mantendo a integridade dos prontuários por meio de critérios de guarda, como por exemplo: classificação e guarda por número de prontuário (único), controle da entrada e saída de documentos e prontuários e a movimentação do mesmo dentro da instituição. Também é nosso trabalho manter o sigilo necessário no que se refere ao conteúdo do prontuário.

HEG – Há quantos anos trabalha no HEG? Você começou nesse setor?

RLRM – Trabalho no Hospital Evangélico há 23 anos. Entrei aqui no ano de 1995 – tenho orgulho de dizer que esse foi meu primeiro emprego. Comecei como estagiária de técnica em enfermagem no setor de farmácia. Um mês depois, fui contratada pela instituição e fiquei como auxiliar de farmácia por dez anos. No ano de 2005, fui promovida para o cargo de coordenadora de almoxarifado, onde fiquei por dois anos. Depois, passei a atuar como gestora do SAME, onde permaneço até hoje. Faço parte da Comissão de Revisão de Prontuários da empresa também.

HEG – De que maneira este setor contribuir para a transparência das informações?

RLRM – Tento sempre dar o melhor de mim para que o meu trabalho seja visto com excelência por todos que me procuram, sempre contribuindo com a transparência das informações e dando ao paciente o livre acesso ao prontuário sempre que solicitado.

HEG – Caso um paciente queira informações sobre um procedimento que já fez no HEG, como deve proceder?

RLRM – Em relação ao acesso ao prontuário no arquivo, em primeiro lugar quero ressaltar que somente tem direito ao livre acesso ao prontuário o próprio paciente; ou um profissional de saúde pertencente ao corpo clinico; ou os diretores da instituição. No caso da solicitação de copias, uma solicitação por escrito deverá ser feita pelo titular do prontuário, ou seja, o paciente, através de um formulário fornecido pelo HEG com assinatura devidamente reconhecida em cartório. Após a entrega do formulário de solicitação de cópia, temos um prazo de três a cinco dias uteis para a entrega, podendo variar para mais ou para menos. O custo das cópias é de responsabilidade do solicitante. A autorização expressa do paciente neste formulário possibilita o acesso à cópia a terceiros. Em caso de óbito, somente poderá ser feita a solicitação de cópia de prontuário por representantes legais do paciente – esposa e filhos, ou com procuração reconhecida em cartório para outras pessoas.

HEG – Geralmente, por qual motivo os pacientes procuram seu setor?

RLRM – A procura de pacientes solicitando cópias se dá por vários motivos, dentre eles perícia medica (aposentadoria e auxilio doença), DPVAT, decisão judicial, pensão por morte de cônjuge e diversos outros motivos. A maioria das pessoas solicita para realizar perícias médicas ou dar entrada no processo do DPVAT.

HEG – Como você se sente por trabalhar há 23 anos no HEG?

RLRM – Agradeço ao HEG pela oportunidade de fazer parte dessa empresa, pois foi aqui que pude me tornar uma profissional responsável e eficiente, sempre pensando em ajudar ao próximo.

Diretor técnico do HEG
Dr. Carlos Siade – CRM 9155